Como fazer o licenciamento de veículo

Não importa se você tem um carro, uma moto ou um caminhão, todos os anos existe a cobrança do licenciamento e das taxas do DPVAT. É importante manter as documentações do veículo sempre em dia para não ter dores de cabeça no futuro. Nessa postagem veja;

Como fazer o licenciamento de veículo? Conheça o site do despachante que te ajuda a consultar veículo pela placa?

O licenciamento é um documento importante do seu veículo e deve ser mantido sempre em dia. É importante também lembrar que o licenciamento de veículo deve ser mantido em dia porque rodar com um veículo com o licenciamento atrasado pode lhe colocar em problemas em uma blitz ou até mesmo lhe render uma bela multa.

Bom, se você não sabe a situação atual licenciamento de veículo, você pode consultar veículo agora mesmo no site do despachante. No site você pode consultar a documentação do seu veículo, caso o seu carro esteja registrado no estado de São Paulo.

O que é o licenciamento?

O licenciamento de veículos é um procedimento anual e obrigatório imposto por lei no Brasil. Todos os veículos que estão rodando nas rodovias e estradas devem estar com o licenciamento pago e sem débitos na documentação.

O licenciamento deve ser quitado todos os anos, não é uma taxa que pode ser paga um ano sim e outro não.

É obrigatório o pagamento do licenciamento para obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículo). Além disso a CRLV é uma exigência para qualquer veículo que esteja circulando nas vias brasileiras.

Com o pagamento do licenciamento, você receberá o CRLV atualizado e estará com a documentação em dia para circular com o seu veículo sem preocupações.

O documento de Certificado de Registro e Licenciamento de veículo pode ser solicitado em qualquer estado do Brasil e a irregularidade no pagamento do mesmo é uma infração de trânsito punível com multa.

Conclusão: Não tem como deixar o licenciamento atrasar!

Vale lembrar que para atualizar a documentação do licenciamento de veículo, será necessário pagar o IPVA 2019 juntamente com o Seguro DPVAT 2019.

Todas essas taxas vão estar presentes na sua documentação, fica tranquilo que é bem fácil de fazer o pagamento.

Extremamente importante você ficar de olho nas datas de vencimento da documentação do seu veículo, logo abaixo você vai encontrar a tabela com as datas de vencimento dos veículos de São Paulo.

Outro ponto importante em manter a regularidade da CRLV é para manter o veículo atualizado em relação aos débitos com o DETRAN.

O licenciamento somente é atualizado juntamente aos pagamentos de todas as multas e demais débitos pendentes na documentação de veículo.

Licenciamento de veículo de 2019

O vencimento do licenciamento de veículo é definido pela numeração da placa do seu automóvel, para ser exato, é definido pelo último número da placa.

Fizemos uma tabela com indicando o último número da placa e ao lado o mês de vencimento do licenciamento. Segue abaixo:

Final 01 – Vencimento mês de março dia 11.

Final 02 – Vencimento mês de abril dia 10.

Final 03 – Vencimento mês de maio dia 10.

Final 04 – Vencimento mês de junho dia 10.

Final 05 – Vencimento mês de julho dia 10.

Final 06 – Vencimento mês de agosto dia 12.

Final 07 – Vencimento mês de setembro dia 10.

Final 08 – Vencimento mês de outubro dia 10.

Final 09 – Vencimento mês de novembro dia 11.

Final 10 – Vencimento mês de dezembro dia 10.

Deixamos a lista acima com todos os finais de placa e as respectivas datas de vencimento do licenciamento.

Lembre-se que caso tenha ficado alguma dúvida e o seu veículo seja registrado no estado de São Paulo, a forma mais simples e rápida que você tem para consultar licenciamento de veículo é pelo site de despachante, acesse clicando aqui.

O valor do licenciamento de veículo pode mudar de estado para estado, o valor fica na faixa de R$100,00 em todos os estados, sendo mais alto para alguns estados e mais baixo em outros.

Através do site do despachante você tem a sua disposição o suporte para lhe auxiliar a encontrar todas as informações que você procura, no canto inferior direito do site, está disponível uma caixa de mensagens por onde você pode tirar suas dúvidas e pedir ajuda, caso necessário.

Consultar veículo e licenciamento de veículo online

Precisamos destacar para você que fazer a consulta do seu licenciamento de veículo através do site do despachante tem 3 vantagens, que são, rapidez, praticidade e segurança.

Sem ao menos criar um usuário ou ter a necessidade de fazer login, você pode encontrar as datas de vencimento do licenciamento do seu veículo e para isso basta você consultar veículo pela placa.

Então vamos lá, vou explicar como você vai fazer para consultar o licenciamento de veículo através do site do despachante, de forma fácil e segura.

Lembrando que o despachante oferece o atendimento apenas para os veículos com a documentação registrada no estado de São Paulo.

Logo na primeira página do site, você vai encontrar o quadro de consulta escrito – Consulte Online Grátis o seu Documento – nesse quadro, você precisa inserir o seu nome completo, e-mail para receber informações do seu documento e o número da placa do veículo ou o RENAVAM.

É muito simples e muito rápido, não será solicitado nenhum tipo de cadastro ou outras informações.

 Formas de pagamento

Através do site do despachante você vai ter toda a facilidade que poderia esperar em um único site.

É possível você realizar a consulta do seu licenciamento de veículo e efetuar o pagamento pela internet, no conforto da sua casa, ou imprimir os boletos e efetuar o pagamento em uma casa lotérica, correios ou banco.

Para pagar online é simples e você pode fazer o pagamento com cartões de crédito ou débito, além disso, também tem a opção de gerar um boleto e fazer o pagamento através da internet bank disponibilizado pelo seu banco.

Efetuando o pagamento online ou pessoalmente em uma agência dos correios, por exemplo, você vai ter que esperar por volta de 7 dias para receber a sua nova documentação.

O CRLV será enviado para o endereço registrado junto ao Detran.

Consequências por atraso no pagamento do licenciamento de veículo

Como já explicamos acima, o condutor que esquece ou por algum motivo deixa o pagamento do licenciamento de veículo atrasar, está circulando de forma ilegal nas vias.

Caso seja pego por alguma blitz ou acabe sendo abordado por agentes de trânsito, será flagrado em uma infração de trânsito.

Segundo o está definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 230, as consequências de manter o licenciamento de veículo atrasado são graves. Veja abaixo.

“Art. 230. Conduzir o veículo:

(…)

V – que não esteja registrado e devidamente licenciado;

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa e apreensão do veículo;

Medida administrativa – remoção do veículo”

Como a infração é considerada gravíssima, você terá que pagar multa no valor de R$ 293,47 e terá 7 pontos somados a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além dos gastos com multas, você também terá que bancar a retirada do seu veículo do depósito, caso ele seja apreendido.

São investimentos altos para pagar o guincho e também as diárias do depósito, por isso é importante manter a documentação sem atraso.

Nos casos que o único tributo atrasado seja o licenciamento, será cobrado somente a quitação do tributo para reaver o veículo.

Em outros casos que além do licenciamento o proprietário também possui multas atrasadas e outros tributos, será cobrado toda a quitação do documento antes de liberarem o carro.

Normalmente, esses valores podem acabar saindo tão alto que alguns proprietários decidem abandonar seus carros no depósito.

E quando isso acontece, em 90 dias decorridos os carros são levados para leilão no Detran.


Gostou? Compartilhe! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *